domingo, 11 de outubro de 2015

E agora Baby Blues?



Eu já havia lido alguma coisa sobre baby blues enquanto estava grávida, mas não dei muita atenção. Para falar a verdade, eu não achava que algo assim iria acontecer comigo; eu pensava que por ser uma gravidez planejada e ter o apoio da minha família, eu iria ter o pós parto dos sonhos. 

Resumindo, Baby blues é um processo que muitas mães passam quando ganham seus bebês. No momento mais desejado, feliz, esperado de sua vida - seu filho finalmente em seus braços- você está triste. Bem, eu fiquei inconsolável. Era um sentimento de solidão enorme que eu não conseguia explicar. 

Hormônios enlouquecidos, dificuldades para amamentar (assunto para outro post!), recuperação do parto, bebezinho 100% dependente, aquele chororô 24 horas por dia. 

Sem manuais de instrução. Sem respostas. Sem dormir. (Com direito até a alucinações)

Eu achava que nunca mais na minha vida iria conseguir tomar um banho de verdade, ou ver algo na TV. Eu olhava para meu marido e chorava, porque na minha cabeça nunca mais conseguiria me divertir com ele novamente. Ficava pensando na moleza que era minha vida antes de ter um filho e porque não aproveitei cada minuto.

Eu ficava me perguntando por que nunca ninguém havia me avisado que era assim; me sentia traída. Tantas amigas que eram mães e ninguém para me avisar que ter filho era daquele jeito! (depois que passa a gente ri, prometo!)

E depois de tanto sofrer, sofria mais ainda de vergonha de mim mesma, quando olhava para aquele bebe lindo e perfeito que Deus me deu... por que me sinto assim? Sou um lixo de mãe- pensava. E chorava mais ainda.

Foi quando comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que muitas mães passam pela mesma situação. Não estava sozinha. Li que se esses sentimentos continuassem por mais de 15 dias as mães devem buscar ajuda de um psicólogo. Esperei.

E passou.

Gente, cada mãe tem uma história, creio que para umas seja mais tranquilo, para outras mais difícil, mas não podemos negar que é sim um momento de transição e aprendizado em que estamos muito sensíveis. De repente ali está um serzinho pelo qual você é totalmente responsável. São tantas as novidades e preocupações que acabamos nos sentindo sufocadas.

Fiquei um tempo com vergonha do meu baby blues, mas agora vejo que de certa forma era algo inevitável. Aprendi que antes de ser mãe eu era um ser humano. (Parece óbvio mas quando eu virei mãe, eu queria ter super poderes para poder suprir meu filho o tempo todo)

Respire fundo. 
Vai passar.

Você não é uma mãe ruim por estar se sentindo triste. Sim, você ama seu filho e ainda vai se alegrar muito com ele. Sei que você pode estar pensando "mas não era para ser assim". Mas quando nas nossas vidas sabemos realmente como as coisas vão ser?

No ápice do baby blues perguntei para meu marido: 

"As coisas nunca mais serão como antes, né?"

Ele me respondeu:
"Nunca mais serão as mesmas, mas podem ser melhores."

Hoje vejo que é isso. É uma nova vida. Um novo amor. Novos horários e novos roteiros. Novas formas de se divertir. Tudo é novo. E sim, é maravilhoso. 

Meu filho veio para mudar tudo.
Mudar minha vida e mudar a mim mesma.

E eu só tenho a agradecer!








Um comentário: